top of page
Buscar

Vivendo para a glória de Deus

  • Foto do escritor: PRIMEIRA_IGREJA_BATISTA DE PASSO FUNDO
    PRIMEIRA_IGREJA_BATISTA DE PASSO FUNDO
  • 22 de mai.
  • 3 min de leitura
ree

Você já disse alguma vez: "Eu sei, mas não sei explicar..."?

 

Por vezes, repetimos palavras e conceitos que parecem fazer total sentido, mas quando somos questionados sobre o significado, falhamos em responder. São conceitos abstratos que soam bem aos ouvidos, mas que não comunicam nenhuma verdade objetiva ao nosso coração e à nossa mente. É justamente nessa classificação que acredito que muitos localizam o conceito de "viver para a glória de Deus".

 

Essa reflexão me inspirou a escrever este pequeno texto para trazer um pouco de luz a esse importante princípio bíblico. É necessário conversarmos mais sobre isso. Como explicar algo tão fundamental de forma compreensível?

 

 

Duas considerações fundamentais

Antes de tudo, gostaria de fazer duas considerações iniciais.


Em primeiro lugar, Deus não precisa da nossa glória! Ele já é completo e perfeito em Sua própria glória eterna. No entanto, precisamos aprender a reconhecer e atribuir ao Todo-Poderoso Deus a honra e a majestade que Lhe são inerentes, adorando-O em Sua santidade. "Deem ao SENHOR a glória devida ao seu nome; adorem o SENHOR na beleza da sua santidade." (Salmo 29.2).


Em segundo lugar, Deus tem zelo pelo Seu nome, por Sua reputação e dignidade (Isaías 48.11). Logo, não podemos furtar a Deus da glória e honra que Lhe são devidas, pois isso é conceitualmente PECADO.

 

 

O que significa dar glória a Deus?

Dar glória a Deus é honrá-lo e adorá-lo. Isso se manifesta, inclusive e de modo ainda mais consistente, para além do campo das palavras. Glorificamos a Deus quando:

 

- Nossas atitudes refletem o caráter de Cristo

- Nossas palavras apontam para além de nós mesmos

- Nossas escolhas – das pequenas decisões diárias às grandes encruzilhadas da vida – são feitas com a consciência da Sua presença, santidade e majestade

- Nossas ações e atitudes são orientadas pelo temor ao Senhor

 

Pense na sua vida como uma canção. Cada nota, cada ritmo, cada pausa tem um propósito na melodia. Quando vivemos reconhecendo a soberania de Deus como Criador e Senhor, nossa vida canta uma melodia que O honra.


Glorificar a Deus é como abrir as cortinas para que outros possam ver a luz do Sol da Justiça que já está brilhando, testemunhando da Sua grandeza, majestade, poder e amor em cada momento da nossa existência.

 

 

A realidade de Deus

Deus não é uma construção mitológica para suprir uma necessidade transcendental do ser humano. DEUS É UM SER PESSOAL E REAL. Deus não é um conceito abstrato e subjetivo, mas Ele é o criador e sustentador de todo o universo. Esse soberano criador, por Sua espontânea vontade e em amor, se autorrevela na Bíblia, a fim de que possamos conhecê-Lo, Sua pessoa e Sua vontade.

 

 

O propósito da nossa existência

Glorificar a Deus é o objetivo da nossa existência. Quando entendemos isso, encontramos o genuíno propósito existencial, curando nossa alma. Em Efésios 1, o apóstolo Paulo revela algo fascinante: o próprio Deus triúno (Pai, Filho e Espírito Santo) orquestrou nossa salvação com um propósito específico – o louvor da Sua Glória.

 

Fomos criados para sermos e nos sentirmos completos e felizes estando com Ele e vivendo para a glória de Deus. O Evangelho não é apenas uma mensagem a ser conhecida intelectualmente, mas uma verdade que tem poder para transformar a vida daqueles que creem.

 

Através da "boa notícia" de Cristo, o crente é reconciliado com o Criador, é progressivamente transformado à imagem de Jesus – capacitado pelo Espírito Santo a viver uma vida que verdadeiramente glorifica a Deus – e será glorificado. O Evangelho nos retira da condição de inimigos de Deus e nos coloca na condição de filhos adotivos de Deus, herdeiros de todas as promessas.

 

Isso nos leva a pensar que o papel natural de todo bom filho é honrar seu Pai, agindo de maneira a deixá-lo satisfeito pelo bom comportamento e atitude honrosa e fiel.

 

 

Uma reflexão final

Permita-me te perguntar: Você está vivendo para a glória de Deus e ajudando outros a conhecerem e adorarem a Deus? Como sua vida está levando pessoas a contemplarem aquilo que reflete a Deus (a beleza, a ordem, a justiça, o amor, a pureza, etc.)? Deus está sendo honrado pelo seu viver diário, pelo seu vocabulário em suas conversas, pelos seus negócios?

 

Lembre-se: você foi criado com um propósito específico – viver para a glória de Deus. Isso significa amar o SENHOR, teu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as forças (Dt 6.5).

 

Nos próximos posts, podemos conversar mais sobre o conceito da glória de Deus e sobre os falsos deuses que roubam a glória de Deus no mundo pós-moderno.

 

Soli Deo Gloria

 

Pr. Thiago Vargas

 
 
 

Comentários


Primeira Igreja Batista de Passo Fundo

R. Silva Jardim, 554 - Centro, Passo Fundo - RS, 99010-240

  • Spotify
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page